Sunday, October 13, 2013

Vinho da Madeira - Um néctar com mais de 500 anos

1. A história

Hoje vou falar sobre o Vinho da Madeira e, julgo, por boas razões, por:

  • ser um vinho português pouco conhecido;
  • ser um vinho de excelência;
  • ter uma história longa e digna de registo.

Vinho da Madeira - Um néctar com mais de 500 anosDe facto, trata-se de um vinho pouco divulgado e apenas consumido em círculos muito restritos e por conhecedores. Talvez pela reduzida procura apenas se encontra em boas garrafeiras.

A sua produção remonta a 1450 e terá sido promovida pelo Infante D. Henrique, sendo talvez o vinho português com mais antigas credenciais no mundo.

Referimos como mais emblemáticas as seguintes:

  • a independência dos Estados Unidos da América foi brindada com Vinho da Madeira;
  • é sabido que George Washington, Thomas Jefferson e  Winston Churchil consumiam regularmente de Vinho da Madeira;
  • Shakespeare fez referências ao Vinho da Madeira nalgumas das suas obras literárias;
  • atualmente continua a ser uma bebida de requinte nos Estados Unidos,  para consumo em momentos especiais.

2. As castas

As castas mais utilizadas na produção de vinho Madeira são Sercial, Verdelho, Boal, Malvasia e Tinta Negra.

Embora todas produzam vinhos licorosos, existem bastantes diferenças entre elas, passando do vinho mais doce (Malvasia) ao mais ácido (Sercial), situando-se as restantes castas a níveis intermédios de doçura/acidez.

Pessoalmente prefiro o Sercial, por não aderir a bebidas muito doces.

3. A minha experiência

Vinho da MadeiraDescobri o Vinho da Madeira há cerca de 6 anos quando fui convidado por um amigo a passar uma semana gastronómica e de golfe na sua casa em Porto Santo.

Esse amigo possuía uma excelente garrafeira de vinhos da Madeira, contemplando uma grande variedade de castas, de produtores e de idades. Que excelentes serões foram esses em Porto Santo …

Posteriormente vim a relacionar-me com outra família da Madeira que teve a gentiliza de me oferecer 4 garrafas (1 de cada casta – sercial, boal, verdelho e malvasia) mas todas com mais de 100 anos.

Escusado será dizer que abrir e beber essas garrafas foram experiências indescritíveis e quase místicas!

Desde aí passei a olhar religiosamente para o vinho da Madeira e vou procurá-lo em boas garrafeiras. Ao Vinho do Porto, juntei o Vinho da Madeira que passou a ser  meu aperitivo e digestivo e minha companhia nos momentos tristes e nos momentos alegres. 

Sugiro que experimentem e façam a vossa iniciação com um bom vinho. Escolham dentre os limites sercial ou malvasia, consoante o vosso gosto – mais ácido ou mais doce.

Sejam felizes.

MF

Outubro | 2013

3 comments:

  1. Aproveito este artigo, com assinatura "MF", sobre os vinhos da Madeira para sugerir uma abordagem aos licorosos do Pico. Gosto bastante dos vinhos madeirenses (tenho alguns em casa na minha garrafeira pessoal,para além de os ter provado em adegas na Madeira) mas sou igualmente apreciador dos do Pico. Não para “puxar a brasa à minha sardinha”, mas vivi nove anos nessas idílicas ilhas e tenho um fraquinho por elas. Para além de me ter deliciado com esses sabores nas famosas garrafeiras locais, também tenho alguns desses vinhos na minha garrafeira de casa.
    Nem valeria a pena dar sugestões uma vez que basta provar a eito, porque todos são excelentes mas, experimentem, por exemplo, um Lajido, um Angelica, um Czar, ou qualquer outro. Alguns destes já me referi, num artigo aqui neste blog (Licores e vinhos açorianos).
    Prometo que quando estiver em Portugal convido os participantes do Tips About Wine para irem a minha casa provar esses licorosos, caso ainda não se tenham deslocado aos Açores que acho que é o que deveriam fazer.
    Cuidado com a condução!
    JB

    ReplyDelete
    Replies
    1. Dado o seu conhecimento sobre os vinhos licorosos açorianos, sugiro-lhe que faça mais um post sobre esse tema.
      Outra possibilidade é falar sobre o eventual consumo de vinhos açorianos em Angola.
      Quando ao convite, pela parte que me toca, está desde já aceite.
      À sua saúde ...

      Delete
    2. E eu a pensar que ir ser aceite, em primeira mão, a sugestão do grupo TAW ir fazer uma visita às adegas do Pico! Com um grupo que tanto gosta de vinhos, lá se vai a minha garrafeira, ahahah... "O prometido é devido", já dizia o nosso amado Rui Veloso, então penso que estará bem com umas nozes, uns figos secos, umas passas de uva... Enfim, por aí! O resto, pode ficar no segredo dos tais deuses... JB

      Delete